23 November 2006

16 dias pelo fim da Violência contra as Mulheres

A Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização mundial criada para alertar e chamar a população para um problema social que deve ser combatido diariamente: a violência contra as mulheres. Dirigida a toda a sociedade, a mobilização dá ênfase às violências sofridas pelas mulheres, com o objetivo de prevenir, dar visibilidade à problemática e orientar sobre como proceder em situação de violência.


Criada em 1991, pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres), a mobilização acontece em 130 países e, em 2006, completa 16 anos. A Campanha Mundial, neste ano, tem como tema central Os direitos humanos e a violência contras as mulheres. Assim, os 16 dias de ativismo são usados para fortalecer a auto-estima das mulheres vitimadas e estabelecer um elo simbólico entre a violência contra as mulheres e direitos humanos.


No Brasil, o lema adotado este ano é 16 anos de Campanha: assuma essa luta!A idéia é fazer um chamamento à sociedade pela adesão da causa, mostrar que esta é uma luta que deve ser abraçada por todas as pessoas, denunciar a violência contra as mulheres e evidenciar que é uma violação aos direitos humanos. De 20 de novembro a 10 de dezembro, a Campanha ganha as ruas de todo o Brasil, com o slogan adotado desde 2004, Uma vida sem violência é um direito das mulheres. O objetivo é despertar a consciência das pessoas para refletir sobre o assunto, encorajar e apoiar as mulheres a denunciar as situações de violência, em casa, no trabalho ou nos espaços públicos. E para que desenvolvam ações para por um fim a violência.


Este ano, a Campanha faz alusão aos 16 anos ao apresentar 16 segmentos de mulheres, com o objetivo de dar visibilidade às violências específicas sofridas por essas mulheres, e orientar as mulheres em situação de violência sobre os caminhos a serem percorridos para romper com o ciclo de silêncio e de agressões. Os segmentos são: lésbicas, meninas, jovens, negras, trabalhadoras urbanas, trabalhadoras rurais, trabalhadoras domésticas, portadoras de deficiência, mulheres encarceradas, portadoras do vírus HIV, profissionais do sexo, indígenas, idosas, donas de casa, migrantes e mulheres na política.


Realizada no Brasil desde seu lançamento em 1991, a partir de 2003 a AGENDE Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento, organização feminista da sociedade civil, sediada em Brasília, começou a promover a Campanha em âmbito nacional com a participação de um número significativo de organizações da sociedade civil, em especial as redes e articulações nacionais de mulheres, feministas e de direitos humanos, de órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.


A forte articulação política e o engajamento de diversos segmentos da sociedade têm sensibilizado diversos atores políticos e os veículos de comunicação do País. Além do website e do Boletim Eletrônico da Campanha, uma ampla produção de materiais (folheto informativo, calendário, cartaz, camiseta, banner, VTs, CD com spots para rádio, cartilhas temáticas, outdoor e busdoor) subsidiam as múltiplas atividades realizadas em vários estados brasileiros e no Distrito Federal.

07 November 2006

O Voto das Mulheres solteiras

Conforme eu ví no blog da Denise, as mulheres solteiras votam pouco nas eleições dos EUA. Essa é uma campanha feita para aumentar o voto das mulheres.

06 November 2006

S.D.A.D.I.A

*Eu conheço muita gente que se parece com o personagem abaixo...



SÍNDROME DE DESORDEM DA ATENÇÃO DEFICITÁRIA NA IDADE AVANÇADA

A todos que já passaram do ponto. E quem não passou, não ria e tenha esperança, pois um dia vai chegar lá! Para quem já passou do ponto ou está com os mesmos sintomas, acabaram de descobrir o diagnóstico desta síndrome.

Explico melhor:
01. Outro dia decidi lavar o carro: peguei nas chaves e fui em direção à garagem, quando notei que tinha correspondência em cima da mesa.

02. OK, vou lavar o carro, mas antes vou dar uma olhadinha, pois pode ter alguma coisa urgente.

03. Ponho as chaves do carro na escrivaninha ao lado e, olhando o correio vejo que tem algumas contas para pagar e muita propaganda inútil, pelo que decido jogá-la fora, mas vejo que o cesto de lixo está cheio.

04. Então lá vou eu esvaziá-lo. Coloco as contas sobre a escrivaninha, mas lembro-me que há um banco eletrônico perto de casa e vou primeiro pagar as contas.

05. Coloco o cesto de lixo no chão, pego as contas e vou em direção à porta.

06. Onde está o cartão do banco? No bolso do casaco que vesti ontem.

07. Ao passar pela mesa de jantar, olho para uma cerveja que estava bebendo. Vou buscar o cartão, mas antes vou guardar a cerveja na geladeira.

08. Vou em direção à cozinha quando noto que a planta no vaso parece murcha, é melhor pôr água antes.

09. Coloco a cerveja na mesa da cozinha, quando... Ah! Achei os meus óculos! Estava à procura deles há horas! É melhor guardá-los já!

10. Pego num jarro, encho-o de água e vou em direção ao vaso.

11. Deixaram o controle remoto da televisão aqui em cima! À noite quando quisermos ligar a TV, ninguém vai se lembrar de procurar na cozinha. É melhor levá-lo já para a sala. Mas...

12. Ponho os óculos sobre a mesa e pego no controle remoto.

13. Coloco a água na planta, mas caiu um pouco no chão. Deixo o controle remoto no sofá e vou buscar um pano.

14. Vou andando pelo corredor e penso que precisava trocar a moldura deste quadro.

15. Estou andando e já não sei o que é que ia fazer!!!

16. Ah! Os óculos... Depois! Primeiro o pano. Pego nele.

17. Vou em direção ao vaso, mas vejo o cesto do lixo cheio.

18. Final do dia: o carro continua por lavar, as contas não foram pagas, a cerveja lá está, quentinha, a planta levou só metade da água, não sei do cartão do banco, nem onde estão as chaves do carro!

19. Quando tento entender porque é que não fiz nada hoje, fico atônito, pois estive ocupado o dia inteiro!

20. Percebo que isto é uma coisa muito séria e que tenho que ir ao médico, mas antes, acho que vou ver o resto do correio...

Hahahahaha.... isso é a cara da minha mãe... deve ser por isso que ela sempre se atrasa para tudo ahahahahhaa....