11 April 2006

Como assim cidadania?

Várias vezes ouço falar que é preciso dar cidadania... Mas o que exatamente seria “dar cidadania" a alguém? Sim, pergunto isso porque normalmente falam dessa tal cidadania se referindo aos miseráveis dos sinais de trânsito, aos mendigos que vivem sob as pontes, aos milhares de João e Maria ninguém que existem espalhados pelo Brasil a fora.

E sinceramente eu acho que cidadania quer dizer imposto. E explico porque.

A maior parte das pessoas que convive comigo sabe da tortura pela qual eu e os moradores do meu prédio estamos passando há meses por causa de uma trupe de bêbados mendigos que resolveram escolher a frente do prédio para morar. Nós, que temos que acordar às 6, 7 da manhã para irmos trabalhar, para ganharmos nosso dinheiro para pagarmos a cidadania, digo, os impostos, para termos direito à “saúde”, “educação”, “segurança”, ficamos acordados muitas noites por causa da arruaça que eles fazem.

Já chamamos a polícia tantas vezes que eles nem aparecem mais. Já chamamos o SOS Criança, que apenas levou o bebezinho deles embora. Já falamos com a Administração da quadra, com a Administração de Brasília e o que todos, TODOS eles dizem é que não podem fazer nada porque ali é área pública e eles tem o direito de estarem ali.

Ok. Essa parte eu entendo. O que eu não posso aceitar, até por ter passado mais uma noite em claro ouvindo a arruaça, é que o tal do direito deles de estarem lá implica no direito deles de ficarem às 3:30 da matina cantando como se fosse carnaval na Sapucaí, gritando como se fossem locutores da pecuária de Barretos. Chega ao extremo de uma vez a mulher ter ficado gritando que ninguém ia dormir naquela noite porque ela não queria dormir...

Então vamos lá. Todas as autoridades a quem pedimos ajuda para retirar eles de lá não fizeram nada nem por nós, nem por eles. Não moveram uma palha para garantir o nosso direito, de nós, os contribuintes e eleitores a uma noite de sono tranqüila. Nem por eles, que seriam os mais carentes de “cidadania”.
E porque?

Porque essa merda não existe. Porque as “otôridades” estão cagando se eles precisam de um tratamento para o alcoolismo, de paredes, de emprego. Ser bebum é a condição deles, assediar pessoas pedindo esmola é a atividade profissional deles, a parede do Banco do Brasil é a deles e teto, bem, isso eles já tem por causa do tal do direito de estar lá. E isso basta de cidadania para quem não paga imposto por ela....

1 comment:

Marjorie Chaves said...

Que situação hein amiga?

Acho que aprendemos os conceitos de forma errada, ou então nos enganaram na escola. Quando se pergunta sobre cidadania, sociedade e estado, percebo que muita gente não compreende nenhuma dessas nomenclaturas.

Não sabem porque não conhecem. Cidadania aqui passou longe de ser aquilo que deveria.