14 August 2006

Deusa Hécate

Deusa tríplice lunar vinculada com o aspecto sombrio do disco lunar, tendo seu domínio em três dimensões: no Céu, na Terra e no Submundo - Ou, como as forças da Lua em vários reinos: Selene no Céu, Ártemis na Terra e Hécate no Mundo Inferior.

Na esfera humana, cabia-lhe presidir os três grandes mistérios: o nascimento, a vida e a morte. Seu nome significa "a distante, a remota", sendo ela vista como protetora dos lugares remotos, guardiã das estradas e dos caminhos.

Seu aspecto tríplice tornava-a especialmente presente nas encruzilhadas, onde os gregos podiam encontrar-se com facilidade com Hécate, razão por que os consideravam sagrados, erigindo aí com freqüência estátuas tricéfalas chamadas Hecatéias.

Os três símbolos sagrados de Hécate são: a Chave, por ser ela carcereira do Mundo Inferior; o Chicote, que revela o seu lado punitivo e seu papel de condutora das almas; e o Punhal, símbolo de seu poder espiritual, que mais tarde tornou-se o Athame das bruxas.

Todos os animais selvagens eram consagrados à Hécate e por isso, foi mostrada muitas vezes com três cabeças de animais: o cão, a serpente e o leão, ou alternadamente, o cão, o cavalo e o urso. Seus animais mais conhecidos são entretanto, o cão e o lobo e o cipreste era sua árvore sagrada.

Como Deusa Tríplice, podia aparecer na representação de um cão com três cabeças (cão da lua). Sua qualidade trina é representada também em estátuas posteriores, onde aparece como mulher tripla - Àrtemis (a Lua Cheia), Selene (a Lua em várias fases), Hécate (o lado negro da Lua Nova).

Hécate está associada a cura, profecias, visões, magia, Lua Nova, encantamentos, livrar-se do mal, riqueza, vitória, sabedoria, transformação, purificação, escolhas, renovação e regeneração.

Essa Deusa é uma deidade de muitos títulos e nomes - "A Mais Amável", "Rainha do Mundo dos Espíritos", "Deusa da Bruxaria".

Como Propylaia (Aquela que fica na frente do Portão), Hécate oferecia proteção contra o mal. Neste aspecto seu culto era realizado no portão da entrada, lugar onde eram colocadas as estátuas em sua homenagem.

Como Propolos (A Criada que Conduz), Hécate servia como guia de outras deidades. Exemplo deste fato, se dá quando ela conduz Deméter ao Mundo Inferior, para resgatar Perséfone das mãos de Hades.
Como Phophoros (Aquela que traz Luz) ela é portadora de duas tochas, que servem para iluminar o caminho em busca de nosso sombrio inconsciente.

Como Kourotrophos (Aquela que cuida das Crianças), Hécate estava associada às parteiras e era responsável pelo nascimento, já que os poderes que dão vida, também acarretam a morte.

Como Chthonia, ela está associada aos poderes da prática de magia.

Como Deusa-Anciã, Senhora do Mundo Inferior, era guardiã de Cérbero, o cão de Hades, o qual todas as almas deveriam enfrentar ao cruzar os portões do Submundo.

Foi a Deusa Hécate que introduziu o alho como amuleto de proteção contra inimigos, roubo, mau tempo e enfermidades. Todos os anos, a meia-noite do dia 13 de agosto (Noite do Festival de Hécate), deve-se depositar cabeças de alho em encruzilhadas como oferenda de sacrifício em nome de Hécate.

Heil Hecate, Senhora das bruxas, Senhora da magia, Senhora do caminho, minha senhora!

2 comments:

C. said...

Humm, que bonito isso, não sabia que Hécate estava relacionada à lua nova...
:)
Obrigada pela recepção (!), hehe, espero que consiga continuar um bom tempo postando... Fazer dessa prática um exercício mais regular um pouco! (tentando, ao menos!)
Muitas beijocas pra vc, querida!

P.S.Agora é sério: estou mesmo indo pra Floripa e consegui ficar na mesma casa que vcs! Êehhh! Bjoss!

Marjorie Chaves said...

Bem, amo estas histórias mitológicas, deusas, lua, magia... mas confesso que sou leiga no assunto.

Gostei de conhecer mais sobre Hécate. Só conhecia de nome.

Beijos.
=]