01 August 2006

Respirando no saquinho....

Ou,
"Sobre como a meritocracia perdeu para a puxa-sacocracia"

É foda. Eu queria ser puxa-saco. Sério mesmo. Até hoje não ví um puxa-saco se dar mal. O pior que pode acontecer com o puxa-saco é ficar na mesma posição, enquanto o chefe dele também não cresce.

E coitadinha da meritocracia. Sistema inviável e talvez por demais utópico onde as pessoas mais capazes, com mais qualidades, têm as suas qualidades reconhecidas e recebem aumentos e promoções.

A puxa-sacocracia é a subversão mais completa e edionda da Teoria da Seleção Natural, afinal, nenhuma espécie sobrevive por puxar mais o saco do meio ambiente. As espécies só sobrevivem se forem adaptadas para o meio em que estão.

Mas no mercado de trabalho a meritocracia não existe. Nem no público, nem no privado. A puxa-sacocracia predomina. As pessoas mais capazes (aquelas que sobreviveriam se a teoria da evolução fosse aplicada ao mercado de trabalho) ficam sub-sumidas no imenso mar de elogios e risadinhas, de presentinhos e galanteios cheios de segundas-intenções da puxa-sacocracia.

E aí vemos as injustiças pipocarem aqui e alí. É o amigo do futebol que vira gerente, a amiguinha da academia que vira assessora e por aí em diante..... Estudar? MBA? Que nada... O grande lance é ser puxa-saco....

2 comments:

Marjorie Chaves said...

Aeuehuehuhauee... Adorei seu texto, muito bom mesmo! Eu ainda não aprendi a ser puxa-saco, talvez por isto eu me encontre na situação que estou hoje... falida! E também não quero ter que dar pra ninguém pra ganhar um aumentinho...

Tenho Ó-D-I-O da puxa-sacocracia!

=]

Anonymous said...

Esse texto parece mais com uma catarse, como se tivesse acabado de acontecer com você e fosse um desabafo. Se foi isso ou não eu não sei, mas acho que o melhor a fazer é rir dos puxa-sacos. Então dá uma ohada nessas tiras do Laerte, sobre Fagundes, o maior dos puxa-sacos:
http://www2.uol.com.br/laerte/personagens/fagundes/

Kbção, jsmj21@uol.com.br