18 July 2006

"Cai o rei de paus, cai o rei de ouros... "

Abaixo tem alguns trechos da entrevista da senadora Heloísa Helena ao jornal "Opção", na qual ela diz qual a sua posição sobre a proposta de legalização do aborto, encampada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Bom, infelizmente ela perdeu meu voto. Esse ano será o primeiro em que vou votar conscientemente em pessoas que tenham as mesmas "bandeiras" que as minhas. E a Helô mandou muito mal quando se mostrou absolutamente reacionária chamando a legalização do aborto de "curetagem da vida" (?!!). E infinitamente pior, mais ofensiva e machista foi dizer que o direito das mulheres à autonomia sobre seu próprio corpo é um "falso debate". Bom, nesse caso, a Helô e o ACM devem ter a mesma opinião.

Com a palavra a Senadora Helô Reacionária Helena:

O governo quer legalizar o aborto. A sra. é favorável à descriminalização do aborto?

Eu me considero uma feminista de carteirinha, mas sou contra. (...) Quanto ao aborto, acho um absurdo que, em pleno ano de 2005, se estabeleça como um avanço a curetagem de uma vida, com tudo o que foi desenvolvido no campo da contracepção. (...) Em defesa do aborto, as feministas alegam que a mulher deve ter autonomia sobre seu próprio corpo. O debate sobre a autonomia do corpo feminino é um falso debate. Por exemplo, se eu tivesse total autonomia sobre o meu corpo, eu poderia tirar um feto com apenas um mês e meio de vida, com dois meses, com três meses, ou com cinco meses, não faria diferença. Se eu posso esvaziar do meu corpo qualquer coisa que eu não queira, então não faria sentido estabelecer limites para o aborto. (...) [Helô... É mais fácil conseguirmos alegalização do aborto se for nos primeiros momentos do que para a gravidez avançada!!!!] O que o Estado brasileiro precisa fazer é tratar da saúde da mulher. As mulheres que fazem aborto devem ser acolhidas com toda generosidade para que não voltem a fazê-lo. Hoje, a mulher vai ao hospital, faz a curetagem e o Estado não faz mais nada, espera que ela volte para fazer outro aborto. Se ela já foi submetida por toda uma estrutura emocional e social a fazer o aborto, é preciso que o Estado crie possibilidades para que ela não volte a se submeter a essa experiência tão dolorosa. [Ohh! Um lapso de bom-senso! Agora sim está parecendo uma feminista] O Estado está sendo negligente, não faz nada, e ainda apresenta como algo revolucionário e avançado a curetagem de uma vida. [Pronto! pisou na bola novamente]

E a disseminação da pílula do dia seguinte nas farmácias e nos postos de saúde? A sra. aprova?

Temos que tratar da saúde reprodutiva [Eu prefiro o termo direitos reprodutivos] da mulher de forma muito mais conseqüente do que apenas oferecer uma pílula. A mesma relação que leva uma mulher a buscar a pílula do dia seguinte pode tê-la levado a se contaminar pela Aids. Portanto, a saúde reprodutiva da mulher e do homem não é uma coisa simples. (...) Mas curetar uma vida no ano 2005 não é uma proposta avançada. [Santa Ignorância Batman!] (...).

E ainda tem essa pérola...
"Minhas primeiras leituras foram a Bíblia e um comunista: Graciliano Ramos. Quem é cristão tem que ser socialista. Quem serve ao capital vira churrasco do demônio"

E agora ? Em quem votar? No carinha da Opus Dei, no way! Na reacionária, no way! No que não sabe nada, não viu nada, no way!

7 comments:

Anonymous said...

Cara, eu acho que a questão do aborto é um assunto delicado... Mas acho q deveria ser legalizado sim, mas com uma infra-estrutura decente, além das questões médicas um apoio psicológico e de conscientização. Para a pessoa saber o mal q faz ao próprio corpo, aos traumas relacionados a isso. Não acho certo tb virar bagunça, tipo todo mês estar fazendo um aborto! Aí tb é foda!

Xanditz

Marjorie Chaves said...

Ela já não tinha meu voto mesmo, by the way, ninguém tem ainda... Que diabos de democracia é esta que a gente é "obrigad@" a votar? Vota quem quer!

Mas enfim, já havia lido o referido texto com as palvras da Lexotantisa Helena. Algum dia ela já foi feminista? Yo no creo.

Bem, onde é que tira carteirinha de feminista? Eu não tenho uma.

=]

Anonymous said...

Creio ser extremamente difícil encontrar um candidato a presidente que defenda todas as suas "bandeiras", que pense exatamente como você. Entretanto, anular o voto não deve ser uma opção, pois não estaria ajudando a mudar nada. Portanto, "dentre os males o menor".
O PSDB e o PT são a mesma bosta em embalagens diferentes, usam meios similares para chegar e manter-se no poder. Basta lembrar que também houve mensalão nos mandatos de FHC, principalmente para conseguir aprovar a emenda da reeleição, simplesmente a diferença deu-se na eficiência das "operações abafa". Outro exemplo curioso é o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, que foi Ministro da Justiça de FHC, depois nomeado por este para o STF, e diante da crise do mensalão do PT concedeu diversos habeas corpus para os safados deporem nas CPIs sem o risco de serem presos e, atualmente, chegou a ser cogitado para vice na chapa de Lula. Ou seja, PSDB e PT são ratos do mesmo esgoto.
Já a Heloísa Helena pode não ser exatamente o que você queria, mas ainda é uma das últimas limpas no lamaçal da corrupção. Lembre-se que ela abandonou o PT muito antes do barco afundar, na época a popularidade do governo Lula estava bem alta, e, ao que tudo indica, ela saiu (ou foi expulsa) por suas convicções políticas. Chamá-la "reacionária" é um pouco de exagero - segundo o Dicionário Aurélio "reacionário" significa "aferrado à autoridade constituída; contrário à liberdade; tirano, despótico".
Também não concordo com todas as posições políticas dela, notavelmente com relação aos sem-teto e aos sem-terra (se Lula vencer, estes logo logo serão nossas FARB, piores do que as FARC). Mas, como eu disse antes, "dentre os males o menor". Assim, meu voto é da Heloísa Helena, com direito a fazer campanha na rua e tudo.
Abração,
Kbção. jsmj21@uol.com.br

Anonymous said...

HH é franca e vazia. PSDB e PT são a mesma coisa. Estamos no sal.

Tá mais!

Zethi, do www.joselitando.blogspot.com

Anonymous said...

Ops! Eu queria dizer FRACA e vazia.

Valeu!

tresporquatro said...

Enfim, como já sabemos do intuito de cada um, em termos de políticas, digo-te apenas: um beijo enooorme, e viva a solidariedade feminista.

C. said...

Ai, eu tb ia votar nela... Agora tô mais perdida que tudo!!
Ufa, que difícil votar num país com candidatos como esses!!

Bjinhos!