13 July 2006

Dia do Rock!!!!!

O dia 13 de julho pode passar batido para milhares de pessoas, mas os apreciadores de rock certamente se lembrarão do famoso e humanitário Festival Live Aid, um evento contra a fome na Etiópia e que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia. Em prol desse movimento, participaram grandes nomes, como Duran Duran, Santana, Bob Dylan, The Who, Queen. E foi por causa dessa ação conjunta de roqueiros, que 13 de julho foi oficializado como o Dia Mundial do Rock.

EU AMO O ROCK!

Ele surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, unindo um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.

No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan.

Em 1969, o Festival de Woodstock une, sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens em um concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin, The Who, e tantos outros!

Nos Anos 70 surge uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Anos 80 e o new wave faz sucesso com as bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Fusões e experimentações marcam os anos 90, e bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz da cantora Celly Campello, que estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Em homenagem ao MARAVILHOSO, INCOMPARÁVEL, INCRIVEL Rock hoje passarei o dia todo ouvindo a ele....

4 comments:

Anonymous said...

Ah, a música...
não é à toa que os Salmos são músicas para louvar o Criador. Ela tem o poder de tocar fundo em nossas almas. Às vezes um acorde ou um verso ou uma combinação de ambos e um arrepio que entra pelo ouvido percorre o corpo, carregando tanta emoção de fora para dentro que o interior pode transbordar em lágrimas.
O rock'n roll e suas variantes talvez seja o tipo preferido por por você e por mim, mas a experiência do ouvir é tão pessoal que eu não duvido que haja quem se comova até mesmo com uma música do Latino.
Então, um brinde à música, mais um prazer que o Senhor nos concedeu para ajudar a tornar esta Terra mais palatável, e que hoje o brinde seja com cerveja, que é a bebida que mais combina com show de rock.

Joaquim Jr. ou Kbção (jsmj21@uol.com.br)

Marjorie Chaves said...

Uhuuuu... Cresci ouvindo rock 'n roll. Lembro de um disco da Janis que minha mãe colocava pra tocar de vez em quando, ali já estava definido o meu gosto musical.

Sem rock eu não consigo viver. Ouço quando estou triste pra reanimar. Ouço quando estou alegre pra completar minha felicidade. Ouço quando tenho dor de cotovelo pra aliviar a dor [e funciona!]

Não importa qual estilo, vertente, grupo, origem. Importa ser o bom e velho rock 'n roll!!!!

Anonymous said...

eu também amo o rock. é o que mais diz o que eu sinto e o que eu penso das coisas.

adorei o blog, e principalmente esse post. =)

C. said...

AHHHHH!!!!!

EU TAMBÉM AMO O ROCK!!!!!

;)