28 June 2006

A Torre Negra

Eu sou fã do Stephen King, o mestre do suspense. Sou fã da literatura de "fácil" digestão do mestre, da forma como ele escreve e descreve situações de arrepirar o cabelinho da nuca. Infelizmente as adaptações de suas obras para o cinema, na sua grande maioria deixam a desejar, exceto pelos maravilhosos "À Espera de um Milagre" e " O Iluminado versão 1".

Já lí vááários livros do mestre. Até que em um deles me deparei com a história de Roland de Gilead, o último pistoleiro da Terra Média. De fato, o mestre plantou um capítulo sobre Roland em um dos seus livros, pois ainda não havia acabado a saga de "The Dark Tower" ou A Torre Negra. King levou vinte anos para escrever a história de Roland e da sua busca pela torre. Ele foi inspirado pelo incrível Tolken. Nunca foi pretensão dele competir com a história do anel, mas escreveu uma saga que de parecido com a dos Hobits só tem as partes mais sombrias.

A história de Roland é dura, triste, e fala de muitas coisas. Fala da busca incansável, do crescimento pelo qual todos passamos, pela necessidade ou não de companheiros. Mas uma das mais belas coisas da saga é a lição do Pistoleiro. Por sinal, Roland é o último deles, porque "seu mundo seguiu em frente" como dizem nos livros.

"Eu não miro com a mão; aquele que mira com a mão esqueceu o rosto de seu pai. - Eu miro com o olho. Eu não atiro com a mão; aquele que atira com a mão esqueceu o rosto de seu pai. Eu atiro com a mente. Eu não mato com a arma; aquela que mata com a arma esqueceu o rosto de seu pai. Eu mato com o coração. "

Esse aqui é um vídeozinho com passagens da história de Roland contada em 7 livros. Eu ainda estou lendo o 5.

3 comments:

Marjorie Chaves said...

Interessantíssimo, deu até vontade de ler agora... Vc nem é fã né? Hehehehh

Bem, este tipo de literatura não é algo que eu conheça muito bem, não domino. Uma hora dessas aí vou ler pra ver qual é. Vc me empresta?

Bjim.
=]

Anonymous said...

Curti teu videozinho! Terminei ontem o volume 4 da saga de Roland e seu (novo) ka-tet! Tbm adoro!Já leu Insônia? Abço

Polly said...

eu simplesmente adoro essa serie...terminei a um ano o ultimo livro e até hoje não esqueço essa super historia!