15 July 2008

Na correria..... no bom sentido!


Eu nunca fui muito chegada em atividades físicas. Sim, gostava de jogar queimada, basquete e handebol, mas isso parece que ficou para as aulinhas de Educação Física, lá no ginásio ou primário (sim, sou da época do ginásio!!)

Mas faz um tempo que descobri uma atividade física que eu gosto - caminhar e correr. Eu costumo dizer que posso passar o dia todo andando. E digo isso porque quando estou viajando é isso mesmo que eu faço.

Enfim, feliz da vida com o caminhar, resolvi acelerar um pouco mais e comecei a correr. Eram 5 minutos, depois 10, depois 15 e por ai em diante, pretendo chegar na 1 hora de correria. HOJE consigo correr 30 minutos. E estou feliz da vida.

Papo de atleta? Não mesmo. Qualquer pessoa que me conhece ao vivo e a cores sabe que a cerveja é minha companheira e traz ao seu lado o cigarro. Mas não deixei as ressacas e a eterna preguiça me vencerem. Eu gosto é de superar os limites, treinar para aumentar um pouco mais de cada vez a quantidade de tempo que gasto correndo. E haja alongamento depois!


Abaixo, algumas razões apontadas por um personal trainer para corrermos. No bom sentido!

1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.

3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.

4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano. TESTEI E COMPROVEI!

5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.TESTEI E COMPROVEI!

6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias. EM TESTE!

7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias. TESTEI E COMPROVEI!

8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.TESTEI E COMPROVEI!

9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. TESTEI E COMPROVEI!

10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.

13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.

O que eu acho maravilhoso da correria, no bom sentido, é que você faz na hora que quer e pode, da forma que quer e pode. É um momento seu, para você mesm@. Pegue seu tênis e pernas para que te quero!

1 comment:

Fernanda G. said...

Te achei na net, acho que em algum email do movimento. Curti seu blog.

Saudações