12 May 2006

Iridologia

Sexta-feira passada eu fui a um iridologista. Anos atrás eu tinha ido a outro e fiquei muito satisfeita com os resultados do tratamento. Aí, resolvi experimentar novamente. Fui a um outro especialista que havia sido muito bem recomendado e saí de lá deslumbrada. O diagnóstico foi mais que preciso, matou na unha várias coisas que eu sinto e explicou o porque. Ou seja, foi duca.
Eu sou fã da medicina alternativa e acredito piamente que ela funciona.
Para a iridologia, o exame da íris pode estabelecer o estado de saúde de cada indivíduo e até avaliar sua personalidade. Desde o antigo Egito e entre os hebreus já era largamente praticada. Documentos encontrados entre 1000 e 200 a.C. se referem à leitura das doenças através dos olhos.

Mas a moderna iridologia surgiu no fim do séc. XIX, através da obra de um médico húngaro, que quando rapaz, ao capturar uma coruja, acidentalmente quebrou-lhe uma das patas. Pouco depois, notou o aparecimento de uma listra escura na parte inferior do olho do pássaro. Pôs uma tala na pata da coruja, cuidou dela e continuou observando.

Com o passar do tempo, viu que, nos olhos da ave, em lugar da listra negra, havia linhas brancas e sinuosas. Essa descoberta acabou por deixá-lo fascinado, e, ao se formar em medicina, passou a estudar os olhos de diversos pacientes, usando um enfoque inverso: diagnosticava a doença que os acometia e tentava verificar se espelhava em seus olhos e como.

Segundo estudiosos do assunto, a íris se acha em comunicação com o sistema cérebro-espinhal, razão pela qual qualquer alteração do equilíbrio corporal pode se exprimir através da dilatação ou constrição da musculatura ocular. O olho humano é composto de fibras, que quanto mais compactas, mais sadio é o indivíduo. Ao contrário, se estão dilatadas, apresentando diversos desenhos, isso significa que existe algum tipo de disfunção orgânica. 0 exame do olho permite descobrir qual é.

A leitura dessas modificações permite revelar, assim, eventuais perturbações no corpo, bem como indicações sobre o gênero de problema: simples inflamações, proliferação de tumores benignos ou malignos, etc.

3 comments:

Marjorie Chaves said...

Sininho,

Que zoião! Nunca havia me atentado para este tipo de medicina... Será que conseguiria saber a origem de alguns males? Depois me indica aí este/a especialista.

=]

Anonymous said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anonymous said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»