31 October 2006

Samhain - Ano Novo!

FELIZ ANO NOVO A TODAS AS PESSOAS QUE ME SÃO QUERIDAS!
Mais uma roda que acaba... Uma nova roda que começa, cheia de esperança!



O Samhain (pronuncia-se "sou-en é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos.

Samhain é o antigo Ano Novo celta, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. É o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.

Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte.

As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.

Outros detalhes
Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia. Cores das velas: preta, laranja. Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix. Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.

Quer saber mais? Clica aqui!

1 comment:

Marjorie Chaves said...

Acho interessantíssimo todas estas histórias em volta do dia 31/10. Meu tio já falecido [morreu numa sexta-feira 13], nasceu nesta data, era bruxo e usava o nome Sabbat.

Não sei se tudo isto é pura coinscidência ou tem um significado além da minha compreensão.

Bom, feliz ano novo!

Beijos.