27 March 2008

Razões porque Juno é um filmaço

Este post foi gestado durante pouco mais de uma semana. Mas foram os dias necessários para eu não aguentar mais de vontade de falar que JUNO é um filmaço!

Eu não vou fazer uma listinha, porque ai eu estaria indo contra o espírito do filme.

Enfim, Juno é a história de uma menina de 16 anos bem classe média-baixa americana que descobre que está grávida. Ok. Isso é o que você lê em qualquer revista, blog, jornal sobre o filme. E depois dessa linha, nada é como você achava que seria.

E essa é umas das razões porque Juno é um filmaço. O que você imagina ai que vai acontecer quando ela contar para o cara que está grávida? E para a melhor amiga? E para os pais dela? E durante o tempo que ela está gestando e vai para escola? Juno é um filmaço porque aquelas idéinhas idealizadas sobres garotinhas classe média que ficam grávidas não rolam. NADA daquela demagogia, da babaquice pró-vida ou pró-aborto, nenhum nenhenhém sobre “VOCÊ VAI TER FILHO”, “VOCÊ VAI SER MÃE”. Uma delicia.

Eu me identifiquei imensamente com a Juno. Aliás, se vocês têm dúvidas de como eu era com 16 anos, é só ver o filme de novo. Não só a coisa de externa, mas as coisas internas também. A forma de pensar nos momentos de pressão, de tentar resolver as coisas da forma mais simples possível, o que em muitos momentos exige mais maturidade que nós temos com 16 anos. Até a coisa de catar coisas na rua.

Ela tem o meu jeitão de me vestir, andava com a turma, andava sozinha, andava com minha amiga. Ficava imaginando situações enquanto olhava as pessoas nos corredores da escola e ainda era apaixonada por uma cara meio esquisitão que tocava violão. Aekaekekak EU, EU, EU! E como ela, eu adorava (ainda adoro) rock and roll.

E chegamos em mais um ponto positivo de Juno. A trilha sonora. Desde os primeiros segundos do filme, a música colabora para criar o clima de este é um filme sobre jovens, e sobre (porque não) a SUA juventude, sobre ser adolescente com um problemão, sobre como os amigos são fundamentais nessa idade, sobre caminhar pela rua tomando suco.



Baixem a trilha sonora de Juno AQUI e se deliciem. E se ainda não assistiram... bem, estão esperando o que?

E tenha um ótimo filme.

6 comments:

Salve Jorge said...

BOm.. é um filmão.. é fato. E nem vim desmerecer os fatos.. risos
Mas vamos além.. afinal os bebês já tem unhas né e a rara vida inteligente no cinema americano é independente..

A atriz principal, que não lembro o nome [mas sei q fez a Lince Negra / Kitty Pride em X-men 3(argh)], arrebenta.. Juno.. mulher de Júpiter, senhora da situação apesar das adversidades.. do maridão ausente e tudo mais..

O pai e a madrasta são de verdade o suficiente pra suspirar aliviado sabendo que sempre tem coisa pior no mundo..

O casal perfeito que não é nada perfeito ficou perfeito na imperfeição que escapa pelas frestas do cotidiano..

A trilha sonora merece palmas convictas..

Meu senão era achar a Juno esperta demais, mas se você era igual Sininho, lá se foi meu senão por água abaixo..

Acho que é isso.. e a trilha sonora eu já tinha baixado..risos

Marjorie Chaves said...

Caramba, já ouvi tanto falar desse filme, confesso que tenho certo preconceito quando imagino um filme com adolescentes americanos. Mas já que você, Lya Luft e Jorge nos falaram de suas perspectivas, acho melhor eu assistir! rs.

Beijos...

Paulo said...

Fecho com vc.
Vi ontem e pqp, até quemfim um bom filme este ano... Demais... Chega dos roteiros A, B ou C da gringolândia.

Paulo said...
This comment has been removed by the author.
Oi said...

Adoro a Juno! Pena que ela é de mentirinha :)

Anonymous said...

Pessoal,

Vocês vão adorar o CineDica.

[]s