24 February 2006

Deusa Maat

Todos os anos, no Imbolc, sorteio a Deusa Madrinha daquele ano. Não sei se essa é uma prática de todas as bruxas wiccanianas, mas as que eu conheço fazem isso. E eu, desde que me entendo por bruxa faço isso.

Já tive como madrinhas Oshum, Freya, Brigid, Athena, Gyldépitys (que troquei para Morgana), Sedna, Radha e agora Maat.

Deusa Maat - "Faze justiça enquanto durares sobre a Terra"
Filha de Rá, o sol, é a Deusa da justiça, do equilíbrio, da verdade e do senso da realidade. Sem Maat, a criação divina (a Terra e seus habitantes) afundaria no caos.
As características de Maat são a capacidade de observação, o senso de justiça e sabedoria para criar harmonia à sua volta.

Símbolos: Velas brancas, essência e incenso de lótus ou olíbano, penas brancas ou penas de avestruz, falcão, águia;. No dia 05 de julho ocorriam, no antigo Egito, os festejos à Maat.

Segundo a mitologia Egípcia é representada por uma mulher jovem portando em sua cabeça uma pluma. Esposa de Thoth, o escriba dos deuses com cabeça de ibis. Com sua pena da verdade ela pesava o coração dos mortos que chegassem ao seu Salão de Julgamento subterrâneo.

Ela colocava sua pluma num prato da balança e no prato oposto o coração do falecido. Se os pratos ficassem em equilíbrio, o morto podia festejar com as divindades e os espíritos da morte. Entretanto, se o coração fosse mais pesado, ele era devolvido para Ahemait (Deusa do Inferno, que é parte hipopótamo, parte leão, parte crocodilo) para ser devorado.

Sim, Maat já chegou abalando bangu.... E espero que a justiça seja feita!
*Quem souber mais sobre Maat, por favor, me conte tudo.

9 comments:

Marjorie Chaves said...

A história da Deusa Maat se assemelha muito à da Deusa Pallas, que conheci pela minha curiosidade sobre astrologia. Não sei se faz parte da Wicca...

Pallas é representada pela espada e pela balança, o que remete à virtude e ao equilíbiro, é regente do meu signo: Libra.

O que é ainda mais interessante, pelo pouco que conheço, é que as Deusas estão presentes em diferentes culturas nos mais variados espaços de tempo. Todo esse mistério e crença me intrigam.

=]

Caligus said...

Maat é!!! Interessante. Já trabalhei muito com essa netjeret(deusa). Tenho muita informação disponível sobre ela. Quanto ao texto no meu blog, fui eu quem fiz sim. Escrevo mal, mas se não praticar nunca melhorarei. Tenho tentado escrever um conto baseado no vampire onde os personagens são os meus amigos. A próxima vítima é a Paloma.

bjts

Anonymous said...

Oi queridinha, adorei seu blog!! Desculpa a demora em pintar por aqui, é q ñ tenho internet em casa, tenho toneladas de páginas pra escrever pra UnB e ando meio sem saco de postar. Por isso é bem provável que meu blog fique desativado por um bom tempo!
Mas eu volto aqui depois, com calma, e leio tudinho...(hehehe) E, qdo eu for postar, terei muito prazer em adicionar seu link por lá.
Beijocas da Cae!
PS: Ah, que legal, vc conhece a Marjorie!!

Anonymous said...

Te prepara nêga,pois ela não é fácil... a justiça dela não é como a nossa... Procura na net as leis dela... Ela foi minha madrinha na última dedicação... Ela é indiferente as vezes... aiaiai... BOa sorte!!!

Sartaris said...

Magie: As semelhanças entre as inúmeras deusas de tão diferentes culturas também me intriga. Cultuo a todas quando as chamo de "a deusa dos dezmil nomes"

Lombra: Tô jóia... estudando...

Caligus:Vou querer sim. Sempre quero saber tuuudo sobre as minhas madrinhas.

Caê: Seja muito bem vida ao bloguinho!

Fê: Eu sei que não vai ser fácil!

Agathos said...

Oi Sarta...
Aí vai um link do meu blog. Acho que poderá ser interassante para este post.

http://filiusterraecoelliquesum.blogspot.com/2006/01/glria-ti-senhor-da-verdade-e-da-justia.html

Anonymous said...

Sarta, que bom ter encontrado tantas coisas sobre a Deusa do ano.. Eu tb descobri algo sobre a Eurínome, mas nenhuma fotinha hehehehehe.. Medo, Sarta!!! Enfim, Sorte na roda e com a Maat. Love You

Anonymous said...

Todas as religiões têm um conteúdo moral ao lado dos objetos de culto e a moral básica dos egípcios tinha o nome de MAAT. Ela foi criada antes do mundo e através dela o mundo foi criado. É quase impossível traduzir a palavra com exatidão, mas ela envolvia uma combinação de idéias como "ordem", "verdade", "justiça" e "retidão". Considerava-se Maat uma qualidade não dos homens, mas do mundo, infundida neste pelos deuses no momento da Criação. Assim sendo, representava a vontade dos deuses. A pessoa se esforçava para agir de acordo com a vontade divina porque essa era a única maneira de ficar em harmonia com os deuses.
Durante as amargas dificuldades e a desilusão que flagelaram o Primeiro Período Intermediário, surgiu por instante a idéia que Maat não era apenas uma qualidade passiva inerente ao mundo, mas que os súditos do rei-deus tinham o direito de esperar que fosse praticada. Isso representava um passo para o desenvolvimento de um conceito de justiça social.

Portanto, é mais importante "conservar Maat" (isto é, obedecer a lei) do que adorá-la. A própria Maat dá assistência nessa tarefa guiando, instruindo e inspirando os egípicios e após a morte ela é o princípio pela qual eles são julgados. Ela é a personificação da sabedoria!

Maat toca todos os aspectos da vida: independência, situações familiares, amor, ódio, temor, enfermidade, morte, eternidade, solidão, propósito e eleições. Não há situação que não possa ser enquadrada no esquema da verdade.
Maat representa além do equilíbrio, a harmonia do Universo primordial. Tal equilíbrio necessita dessa Deusa que personifica a justiça. Maat nos lembra que "o que fizermos aos outros, a nós será feito".

Unknown said...

eu tb sou uma bruxinha de 10 anos e acho q vou fazer esse seu ritual de madrinha deusa, minha maninha tb se chama morgana, vc pode fazer um post sobre esse ritual? obrigada.
Marla