20 February 2006

Série Tipinhos Inúteis das cidades

Da Série "Tipinhos Inúteis das Cidade" - Gente que dirige mal

Eu adoro dirigir. Entretanto não há nada mais estressante que dirigir numa cidade. E não apenas pelo congestionamentos, que em Brasília começam a se tornar mais frequentes e maiores, mas principalmente por causa daquelas pessoas que dirigem mal.

E o que é dirigir mal para mim? É atrapalhar o trânsito, o fluir dos carros. Vamos aos exemplos:

- Velhinhos e velhinhas motoristas:
Esses chegam a ser folclóricos. Vão felizes e contentes, pela faixa da esquerda, aquela que é para quem desenvolve mais velocidade, dirigindo seus carrinhos com o velocimetro fixo nos 40km/h quando o limite é 60 e 50km/h quando é 80. Não, eles não se preocupam em andar pela faixa da direita, que é feita EXATAMENTE para gente como eles, que andam devagar, atrapalhando o trânsito. Eles querem aproveitar o asfalto da faixa da esquerda e ficam empatando a vida de quem quer desenvolver mais velocidade. Aí você pisca o farol para eles saírem, e eles, nada. Resultado: Ou você aguarda eles terem a boa vontade de saírem, ou aguarda chegar no lugar em que eles entram, ou ultrapassa pela direita, o que é errado. Eu acho que além do exame de saúde, velhinhos e velhinhas deveriam fazer novamente o teste de direção para ver se realmente podem continuar dirigindo.

- Carro velho:

Mesmo problema dos idosos. Os carros velhos não conseguem acompanhar o rítmo e começam a atrapalhar o fluxo. Normalmente eles aparecem nos finais de semana, quando tem menos blitz e o risco desses dinossauros irem para o depósito é menor. Deveriam todos virar sucata mesmo. Ou o dono cuida da manutenção ou perde o carro. Simples.

- Gente sem simancol:
É aquela galera que fica no celular, pra lá e pra cá, dirigindo o carango em baixa velocidade porque não consegue fazer isso na velocidade da via. Tem ainda aqueles que resolvem ficar conversando com o carro do lado e trancam as vias das avenidas.

- Barbeiros em geral:
Infelizmente barbeiragem é uma coisa difícil de ser identificada na prova do detran. Daí centenas de barbeiros recebem suas carteiras de motorista e saem pelas ruas impondo o trânsito como desejam. São eles normalmente que nos fecham, porque não mudaram de faixa previamente e querem entrar aqui, agora, e por cima de você se for o caso. São eles que não sabem o que diabos significa aquele triangulo vermelho com miolo branco antes de cada entrada (dê preferência). São eles que param no meio da rua para pensar no caminho, que estacionam no meio-fio para deixar alguém, sem ligar o pisca, que viram sem dar seta, etc, etc, etc. Legítimos animais irracionais no trânsito, os barbeiros acabam com o bom humor de qualquer um.

- Motoristas profissionais:
Nessa categoria encontramos os motoras de ônibus, lotação e taxi. São três dos piores espécimes da selva do trânsito. Sem um pingo de respeito pelos outros, jogam seus autos contra nós, fazem fechadas impressionantes para pegarem passageiros e adoram prensar a gente contra outros carros, para ultrapassarem alguém. Nada mais delicioso que sacanear um desses de alguma maneira, já que eles não tem a menor piedade de nós.

- Apressadinhos:
Você olha pelo retrovisor e lá está ele, se aproximando em alta velocidade. Cola na sua traseira e fica acelerando como se isso fosse fazer a gente desaparecer e deixar a via livre. Ou então ficam costurando de um lado para o outro, buscando uma brechinha para ultrapassar. São crianças frustradas por não terem jogado Enduro que cresceram e se tornaram péssimos motoristas.

1 comment:

Marjorie Chaves said...

Nossa! Se não bastassem os motoristas seqüelados, temos que acabar nos acostumando com um trânsito cada vez mais caótico. Falamos de São Paulo, mas Brasília é muito menor, imagina o caos daqui a uns 4 ou 5 anos?! Os viadutos do Roriz também não surtiram grandes efeitos... Temos uma das melhores sinalizações do país, as vias, em comparação com outras, são boas, mas a barberagem comanda. Uma amiga de serviço foi fechada na Asa Norte por um caminhão dirigido por um índio que nem fala português! Eu hein...

=*