26 September 2006

Savannah - Parte III

Savannah abriu os olhos. Estava exausta após mais uma noite sem sono tranqüilo. Respirou o mais profundamente que pode, mas ainda foi pouco. O ar lhe faltava, por mais que ela buscasse. Sua testa exibia o vinco, agora permanente, causado pela preocupação. O que aconteceria hoje? E amanhã?
Ela sabia que casa ainda estava com os enfeites da festa que nunca aconteceu. E talvez fosse essa a razão da falta de ar. Uma vaga esperança de que ainda houvesse tempo para festejos. Tempo ou razão?
Savannah deu força ao corpo e pode sentir alguns pontos doloridos, fruto das constantes mudanças de posição durante a noite de sono inconstante. Apenas mais uma das várias pelas quais ela estava passando. Mas não podia ficar deitada. Não agora. Ela ainda teria longas batalhas. Não se entregaria. Talvez, nunca tivesse sentido tanta vontade de lutar, mas igualmente tanto cansaço. Ela bebeu o resto de água do copo que passara uma noite tranqüila no criado-mudo. Mais uma busca por ar. Mais falta dele.
Savannah se olhou no espelho e viu pela luz refletida nele que o céu estava limpo e pensou: - Tempo de colheita. Tempo de batalha. O futuro ainda está por ser escrito.

Ophelia de Millais

John Everett Millais, juntamente a William Holman e Dante Gabriel Rossetti foram os membros fundandores de um grupo de artistas chamados "Pré-Rafaelitas", de 1848. Eles rejeitaram a arte do renascimento em favor da arte anterior a de Raphael, de Michelangelo e de Leonardo (15-16 séculos). O Pré-Rafaelitas focavam assuntos sérios e significativos e foram mais conhecidos por pintarem cenas da vida moderna e da literatura, frequentemente usando trajes antigos. Pintavam diretamente da natureza, com tanta veracidade quanto possível e com incrível atenção ao detalhe.

Ophelia é um dos trabalhos mais populares dos Pré-Rafaelitas. As obras de Shakespeare foram uma fonte freqüente da inspiração para pintores Vitorianos. A imagem de Millais, da morte trágica de Ophelia, após cair no córrego e se afogar, é uma das ilustrações as mais conhecidas da peça Hamlet, de Shakespeare.

4 comments:

Sartaris said...

Imagem 1 - Ophelia de John Willian Waterhouse (1898)

Imagem 2 - Ophelia de John Everett Millais (1848)

Anonymous said...

Onde estão as partes I e II de Savannah?

Kbção.

Anonymous said...

Será que existe e existirá apenas a parte III? Ou ainda, será que as partes II e I, virão depois nesta ordem? Qual será o segredo de Savannah?

Havia uma atriz de filmes pornôs chamada Savannah, aliás muito famosa no meio. Em 11.7.1994, por volta de duas da madrugada, voltando para casa após uma festa, doidona, ela bateu seu carro, um Corvette, em uma cerca, dilarecendo o rosto e quebrando o nariz. Então, pouco mais de uma hora depois, por medo de não conseguir mais papéis nos pornôs - a não ser que ficasse sempre de perfil ou de costas -, suicidou-se com um tiro de uma pistola 9mm que guardava em casa.

Serão ambas a mesma Savannah?

Anonymous said...

Fui eu, o Kbção, que escrevi o comentário acima.